Ajudando você, Ajudo outros!

  • Fluxo da Felicidade, Terapias integradas;
  • Saia do piloto automático e assuma o controle da sua vida;
  • Barras de Access - 32 pontos em sua cabeça que vão mudar sua vida;
  • Reiki - energia da alegria, do amor e da gratidão que cura;
  • Ninguém entende mais de você do que você mesmo;
  • Saia da crise aprendendo a construir seu poder pessoal;
  • Quer mudar o mundo? Mude seu interior e verá que tudo a sua volta mudar;
  • O passado seu mestre, o presente o convite, seu futuro sua meta;
  • O Universo responde a quem você é e não ao que você quer;
  • Tome suas decisões sempre a favor das suas paixões;
  • Aproveite seu tempo explorando novas possibilidades de ser ainda melhor;
  • Viver no seu presente, é o seu melhor presente;

Como assim? O que o Princípio de Pareto tem haver com novas possibilidades?

O princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20, lei dos poucos vitais ou princípio de escassez do fator) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.
Pareto percebeu que 80% da terra na Itália pertencia a 20% da população. Ele então fez pesquisas sobre outros países e descobriu, para sua surpresa, que uma distribuição semelhante acontecia.

O princípio 80/20


– 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos
– 80% das falhas de qualidade se originam de 20% das tarefas
– 20% dos seus produtos representam 80% das vendas
– 20% dos empregados são responsáveis por 80% dos resultados
– 80% da poluição têm origem em 20% das fábricas
– 20% dos seus clientes representam 80% das suas vendas.
– 20% do seu tempo produz 80% dos seus resultados.

Uma frase que lembra muito a lei de Pareto foi enunciada pelo 34º Presidente Americano, Dwigth D. Eisenhower:
“O que é importante raramente é urgente, o que é urgente raramente é importante.”

 

Assim como a lei de Pareto, esta frase ajuda a determinara que tarefas são mais importantes e devem ser atacadas primeiro, conceito que gerou a famosa Matriz de Eisenhower.

 

Assim, se uma coisa é urgente e importante (muito raro) faça-a primeiro, se for apenas urgente ou apenas importante, delegue para alguém, e se não for nenhuma das duas, esqueça dela!
Da mesma forma, a lei de Pareto ajuda administradores a focarem no que é mais importante e urgente.
Dave Lavinsky diz: “Eu aprendi uma interpretação recente e única do princípio levou sua importância e poder a um nível totalmente novo sobre essa interpretação inovadora no incrível livro de Perry Marshall, ” 80/20 Sales and Marketing.”
Ele descobriu que o Princípio de Pareto é exponencial! Deixe-me explicar. Nós já sabemos que 20% dos seus clientes representam 80% das suas receitas. O que Marshall descobriu é que, dentro dos 20% iniciais, a regra 80/20 também existe. Isso significa que os 20% dos 20% dos 20% de seus clientes (ou os 4% maiores) representam 64% de suas vendas (calculado como 80% vezes 80%).

Agora você tem uma distribuição na qual os 4% principais de seus clientes respondem por 64% de suas vendas. Então você pode encontrar mais clientes como eles. E, mais importante, o Princípio de Pareto aumenta para a terceira potência e a quarta potência, e assim por diante, quando os números são suficientemente grandes.
Quem trabalha com gestão de processos poderá se valer deste exemplo da regra de Pareto 80 20 para encontrar as tarefas críticas, aquelas que causam 80% dos problemas, e se debruçar sobre elas, tentando modelar processos que façam com que essas tarefas deixem de ser tão ineficientes, por meio da melhoria contínua.

 

O Princípio de Pareto, ou “Regra 80/20”, como é frequentemente chamado hoje, é uma ferramenta incrível para o crescimento de seus negócios. Por exemplo, se você conseguir descobrir que 20% do tempo produz 80% dos resultados de sua empresa, poderá dedicar mais tempo a essas atividades e menos tempo a outras. Da mesma forma, identificando as características dos 20% de seus clientes (que representam 80% de suas vendas), você pode encontrar mais clientes como eles e aumentar drasticamente suas vendas e lucros.

Como fazer?

Se já tem uma empresa sugiro que faça essa análise através da Lei de Pareto e calcule quais os clientes que lhe garantem 80% dos lucros. Deverá focar mais a sua atenção nesse segmento, garantindo-lhe mais qualidade e um serviço personalizado. Não digo que não se interesse pelos outros 20%, mas não perca muito tempo com eles e se tiver que perder alguns não se preocupe. Concentre-se nos que dão lucro e verá o seu negócio a crescer.
Se está a iniciar a sua empresa o melhor mesmo é (re) definir o seu público-alvo e ver quais 20% podem garantir grande parte da receita. Com esta análise poupará dinheiro e ganhará credibilidade perante as pessoas envolvidas nesse nicho de mercado.

Tempo

Depois de partilhar com os leitores o que devem fazer para organizar o seu dia de forma eficiente, a verdade é que esta lei vem apoiar a parte onde eu explico que deve ir de encontro ao que é essencial. Se fizer a análise do tempo que perde do seu dia, verá que em 20% das suas atividades gastam 80% do seu tempo. É verdade que existem momentos do dia que não podemos evitar, tais como comer, dormir ou tomar banho. Contudo, se deseja melhorar a produtividade durante o seu dia, analise os outros fatores que fazem com que o tempo se esgote por entre os dedos.

Será que ler o e-mail sobre curiosidades e a qualquer momento, é assim tão importante?
Até que ponto parte de grupos de whatsapp que pouco influencia a minha é importante?
Será que aquele jogo do Facebook contribui para os meus objetivos?

Algumas pessoas reclamam que têm falta de tempo e não sabem como vão lidar com tantas atividades durante o dia. Se fizer esta análise, verá que existem momentos do dia que a sua produtividade tende a ser zero. Podemos pensar que pequenas distrações como as que referi acima consomem apenas uma parte do nosso dia, mas a verdade é que todas elas, somadas ao final do dia, fazem com que o tempo que tem disponível pareça muito mais curto.
Como fazer? Durante uma semana anote de hora em hora o que está fazendo enquanto está trabalhando. No final veja os momentos em que estava produzindo e os que passou perdendo tempo. Na semana seguinte melhore, tentando baixar a percentagem de tempo perdido para perto do zero.

Tente reduzir aqueles 20% que consomem grande parte do seu tempo. Sei que pode sentir-se como uma máquina ao apontar de uma em uma hora o que está a fazer. Mas lembre-se que essa será uma situação temporária que apenas serve para confirmar onde anda realmente investindo o seu tempo e como otimizar para ganhar mais tempo para atividades relevantes e até mesmo ter tempo de sobra para você.
Todo comportamento começa em analisarmos o padrão de funcionamento, depois avaliarmos que mudanças são necessárias, o que fazer, como fazer e treino, treino, treino, até que vire um hábito, neste momento o apontamento deixará de ser importante, estará saudavelmente automatizado.

Leitura, Workshop e Cursos

Querer aprender é uma atitude essencial para quem quer ter sucesso no negócio onde atual, principalmente sobre o mercado que quer ou está atuando. Hoje em dia (e ainda bem) existem milhares de opções disponíveis na internet para pesquisa e uma vasta gama de livros e ebooks que podem ser muito úteis para adquirir conhecimentos, até mesmo gratuitamente. Mas até que ponto será bom querer ler sobre tudo?
O que quero dizer, é que por vezes perdemos tempo a ler ou fazer cursos sobre determinados assuntos que pouco interessarão para o desenvolvimento da sua vida, especialmente se tem o tempo é escasso. Concentre-se no que for relacionado com a sua área de negócios ou que irá gerar valor na sua vida pessoal.

Como fazer?

Se no seu caso a lei de Pareto estiver correta, verá que apenas 20% de tudo que tem feito contribuem para 80% do seu conhecimento na área e para aumentar seu bem-estar. Analise quais são e foco nisso, de forma a agregar valor na sua vida de modo geral.

Finanças pessoais

 

Já é sabido que gastos como moradia, carro ou alimentação contribuem para grande parte das despesas mensais. O que poderá deixa-lo chocado quando fizer a análise, é que estas fontes de despesa muitas vezes não ultrapassam os 50%. Se um dos seus objetivos for poupar para que possa investir na sua carreira ou empresa, é importante que analise os gastos supérfluos lhe garanta novos recursos.

Como fazer?

Durante um mês aponte todos os dias os gastos que têm. Faça uma análise através da Lei de Pareto e veja que 20% das despesas está consumindo 80% dos seus gastos mensais. Tente reduzir de forma a evitar gastos supérfluos que podem estar a impedir de abrir o seu próprio negócio, fazer sua viagem dos sonhos, dar entrada na sua casa própria, trocar seu carro, etc.

 

O que mais é possível?

Eu sei, só de pensar em controlar e olhar o que tem feito do seu tempo, dinheiro, escolhas, pode dar preguiça ou pensar que a Lei de Pareto é mera ficção, mas dou-lhe um conselho: faça-o já! Sei que pode ter dificuldades em aceitar coisas novas, ter que treinar novos comportamentos ou ter medo do que esta análise poderá lhe revelar, mas a verdade é que por vezes trabalhamos horas a mais, aproveitamos mal nosso tempo livre e gastamos além da conta. Esse é o momento de entendermos que acabamos pecando por pormenores.
Fontes de pesquisa: Wikipedia; www.heflo.com; Luciano Larrossa. Matéria da revista Forbes com Dave Lavinsky

Recapitulando

 



  < Voltar

 

Vamos conversar? Entre em contato.

Envie uma mensagem