Ajudando você, Ajudo outros!

  • Fluxo da Felicidade, energia tripla;
  • Saia do piloto automático e assuma o controle da sua vida;
  • Barras de Access - 32 pontos em sua cabeça que vão mudar sua vida;
  • Reiki - energia da alegria, do amor e da gratidão que cura;
  • Ninguém entende mais de você do que você mesmo;
  • Saia da crise aprendendo a construir seu poder pessoal;
  • Quer mudar o mundo? Mude seu interior e verá que tudo a sua volta mudar;
  • O passado seu mestre, o presente o convite, seu futuro sua meta;
  • O Universo responde a quem você é e não ao que você quer;
  • Tome suas decisões sempre a favor das suas paixões;
  • Aproveite seu tempo explorando novas possibilidades de ser ainda melhor;
  • Viver no seu presente, é o seu melhor presente;

ABC da linguagem de Coaching

Coach – treinador – profissional que exerce a profissão no atendimento dos processos de coaching.

Quase todos têm uma visão de sua vida ideal. Talvez você tenha sempre sonhado ser um escritor, músico, casar ou ser um executivo corporativo bem sucedido. Mas você ainda não está vivendo essa realidade.Os atendimentos são baseados em  técnicas de questionamento para facilitar os próprios processos de pensamento do cliente, a fim de identificar soluções e ações, em vez de tomar uma abordagem totalmente direta.

Assim como  os atletas possuem treinadores de esportes que vão trabalhar músculos específicos para modalidade escolhida, desenvolver comportamentos e atitudes que se quer imaginaram possuir, sempre  com foco no resultado esperado, assim, assim também é o COACH, a exploração de necessidades, motivações, desejos, habilidades e processos de pensamento irá ajudar o indivíduo a fazer mudanças reais e duradouras.

Esse é o momento de  esclarecer que um COACH não é um especialista em você. Na verdade um coach ensina as pessoas a pensarem e encontrarem suas próprias soluções, partindo do princípio que “Tudo que o ser humano passa foi construído a partir da história de vida que ele vive, sendo assim, o ser humano em si possui todas as respostas, o que muitas vezes não sabe é como acessá-las e é aqui que entramos.
Então o que faz um coach? É um facilitador, ou para muitos, um treinador que irá lhe ajudar a desenvolver competências e habilidades através de várias ferramentas, nas quais o próprio coachee conseguirá rever suas posições, identificar dons e talentos que se quer imaginou possuir e até mesmo desenvolver novos comportamentos e adquirir competências necessária que irá ajudá-lo a mudar qualquer situação que queira trabalhar.
Para que isso ocorra é necessário total comprometimento do coachee (cliente), onde a regra primordial é, “Sim, estou disposto a aceitar novos desafios e desenvolver novos comportamentos para gerar relacionamentos positivos comigo e com os outros, estando comprometido com as atividades propostas.”

Coaching – é o processo de desenvolvimento humano através de treinamento que o coach facilita (O que faço?). 

Coaching é ainda uma relação profissional que ajuda as pessoas a produzir resultados extraordinários em suas vidas, carreiras, empresas ou organizações, superando a distância entre onde estão agora e onde querem chegar ou se tornar, aprendendo a tirar proveito de suas próprias forças e talentos.

Através dos processos de coaching, o Coach tem como objetivo trazer o brilho e os recursos de seus clientes para que eles possam alcançar a excelência e criar vidas extraordinárias e propositadas. Ao criar clareza, o coaching move o cliente em ação, acelerando seu progresso, proporcionando maior foco e consciência de todas as possibilidades que existem para gerar vidas gratificantes, criando  visões e objetivos para TODOS os aspectos de suas vidas e na criação de estratégias múltiplas para apoiar a realização desses objetivos. Os treinadores reconhecem o brilho de cada cliente e seu poder pessoal para descobrir suas próprias soluções, com suporte, responsabilidade e consideração incondicional e positiva.

Executive Coaching/ coaching empresarial 

Como princípio é auxiliar as pessoas num contexto empresarial, a desenvolverem seus comportamentos para modelos mais eficientes.

Aumentar habilidades para produzir resultados esperados na empresa ou alterar comportamentos que reduzam sua eficiência. Auxilia o coachee a lidar com mudanças, desenvolve líderes, poderá ainda focar o senso de missão de um grupo para estar alinhado a missão da empresa.

Ex: ser mais decisivo; melhorar a administração do tempo; delegar com mais eficiência; lidar melhor com as adversidades; criar alianças; desenvolver potenciais; valorizar colaboração pessoal; resolver conflitos;ser mais assertivo;pensar mais estrategicamente e outros.

Life Coaching / Coaching de vida

O objetivo é encorajar o coachee a ir além dos limites que ele mesmo se impôs para realizar o seu potencial total na vida trabalhando as diferentes áreas de sua vida como família, trabalho, relacionamentos, espiritualidade, atividade física, etc.

Esta é a base que representa a habilidade de se colocar em primeiro lugar na lista e focar na criação de equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida e de seus relacionamentos.

Durante o processo provavelmente encontrará a resposta para os padrões repetitivos, que por mais que tenha tentado o final se repete e acaba se perguntando:

Porque eu caso com o mesmo tipo de pessoa?

Porque eu atraio sempre chefes que são estúpidos e não reconhece meu valor?

O mais importante é ter em mente que não adianta desejar uma coisa e fazer outra.Nós atraímos situações que validam nossas crenças.Pergunta chave para mudar os resultados. Quem é que eu preciso me tornar para atrair o que eu quero que aconteça?

Coachee- (cliente) indivíduo que passa pelo processo de coaching

O treinamento exige o envolvimento na parte do treinador (coach) e no coachee (cliente). Então, o que isso significa para o coachee?

A escuta ativa é crítica para o coachee. Tentando entender o que o treinador está dizendo, sondar e cavar mais fundo para se certificar de que o que está sendo ouvido é o que está sendo dito. Reproduzindo o que o treinador está dizendo para esclarecer. Pedindo esclarecimentos, pedir exemplos são todos críticos para o coachee na escuta.

O treinamento é sobre o reforço de bons comportamentos – olhando como você pode fazer melhor, mudando comportamentos incorretos, tentando coisas novas, desenvolvendo novas habilidades, traçar metas alcançáveis (SMART). Se o coachee não faz nada depois de ser treinado, então uma grande oportunidade foi perdida. O processo de coaching é ajudá-lo a avançar em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos e criar a melhor versão do coachee da vida ideal e de sua carreira.

Qualquer pessoa pode passar pelo processo de coaching? Pode, no entanto, há um grupo que dificilmente alcançará resultados positivos. São eles:

  • Constantemente abandonam seus planos sem completar;
  • Constantemente recusam-se se responsabilizar pelos seus comportamentos, terceirizam a responsabilidade;
  • Constantemente tem dificuldade em aceitar ser confrontados, nem interrompidos;
  • Constantemente Resiste a treinar novos comportamentos, “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…”
  • Constantemente tem dificuldade em assumir responsabilidades sobre o resultado dos seus atos, a culpa é sempre dos outros;

Passar pelo processo de coaching é mais do que uma decisão, é ATITUDE.

Mapeamento inicial – ferramentas investigativas que podem ser utilizadas no decorrer do processo de coaching, de acordo com a circunstância ou momento de vida do coachee.

Investigação – o ser humano cria mecanismos de defesa para se defender do stress ou cria estilos de comportamentos para lidar com as demandas diárias:

Estilo de resposta ao stress:

  • Moving Away – recluso
  • Moving Towards – quer agradar
  • Moving Against – assertivo

Porque 360° ? o coachee tem a possibilidade de ver, ouvir, sentir, perceber, o impacto que ele causa nos outros e em si mesmo, o que está funcionando e o que deve ser eliminado ou modificado para atingir um objetivo. Indica as tendências habituais de lidar com as situações, é sair da zona de conforto do eu para se ver através da ótica dos outros e do mundo. É sair da visão micro para macro ampliando seu campo de ação e visão.

Mission ou missão – declaração de propósito baseado nas Qualidades (forças) + Valores.

Metas – onde o coachee quer chegar (Objetivo). Ninguém desenvolve habilidades sem uma razão. A definição de metas pode envolver o estabelecimento de objetivos específicos, mensuráveis, realizáveis, relevantes e limitados no tempo ( SMART ).”Muita gente acorda cedo, trabalha o dia todo e não sabe aonde quer chegar.”

S corresponde a specific ou específica. Quer dizer que sua meta obrigatoriamente tem que ter especificidade naquilo que se quer atingir, com números e dados.

M vem de measurable ou mensurável. Isso quer dizer que, para toda meta escrita, é preciso determinar o indicador pelo qual iremos verificar sua evolução todos os meses e também a fonte oficial de medição deste indicador.

A corresponde a achievable ou atingível ou alcançável. Significa dizer que metas precisam ser ousadas, porém dentro de uma realidade possível. Do contrário, isso vai provocar desmotivação e desistência.

R vem de relevant, o que significa que cada meta precisa ser realmente relevante para o objetivo e pessoal. O que eu vou ganhar atingindo essa meta?

T de time, quer dizer que toda meta precisa de um prazo definido. Colocar um limite para que a sua meta seja realizada estimula você a ser criativo e dar um jeito concluir dentro do prazo, se você deixar solto esse projeto pode ficar se “arrastando” por anos.

Objetivo: Os objetivos tendem a ser longos na direção, e curto em táticas específicas. Por exemplo, você pode definir uma meta de emagrecer ”  “quilos,  sem ter um plano específico sobre como fazê-lo. Você definiu o destino em que deseja chegar, e as táticas podem ser desenvolvidas conforme você avança(meta/mini metas).

Exemplo prático:SMART

Meta e Objetivo é o mesmo? Não, Objetivo é o fim e a meta o meio ou recursos que usará para alcançar seu objetivo – “Os meios justificam o fim”, ou seja, o cumprimento ou não da meta estipulada definirá se obterá sucesso em realizar seu objetivo. A maior semelhança entre metas e objetivos é que ambos envolvem o movimento para frente.

Foco- com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo como manter o FOCO, ou seja, a atenção e concentração em uma única coisa ou no máximo duas de cada vez com tanta distração? Facebook, smartphones, emails, Whatsapp, YouTube, blogs e tudo mais? Esse é um desafio e tanto que precisamos encarar todos os dias.

Obstáculos – internos e externos

Internos – pensamentos limitantes, crenças, rótulos e pela  Psicologia e comportamento, diz Flávio Gikovat, que os 3 freios morais medo,vergonha e culpa geram  nossos grandes sabotadores. Limitações que vem de fora e acabam introjetando dentro das pessoas baseados com o que é certo ou errado, o que pode ou não pode, o que é bom e o que é mau.

O medo de punição, represálias divina (Deus está vendo) são limitadores externos. Vergonha uma forma de castigo através do deboche faz com que a pessoa se feche com medo da crítica e o julgamento. Culpa é uma tristeza por causar um sentimento ruim em relação a outra pessoa. Todo processo tem início em uma situação fora do indivíduo e dependo das suas crenças e valores passa a gerar mudanças de comportamentos internos.

Externos – Nós não falhamos porque o objetivo é inatingível, mas sim por causa de obstáculos inesperados e desafios que surgem ao longo da nossa vida para conseguirmos nossos objetivos. Um dos grandes obstáculos é a falta de motivação.

Motivação não vem “programado” para executar, na maioria das vezes é necessário incentivar e desenvolver. Alguns recursos importantes são otimismo, persistência, conhecimento, humildade.

Há também eventos inesperados  que eu não controlo, mas influenciam diretamente na realização da minha meta para concretizar um objetivo.

Ex: estou altamente motivada, tenho recursos financeiros, já tracei meu objetivo,passar minhas férias em Londres e assistir ao Show da Ariana Grande. Cumpri minha meta, agendei as férias de acordo com a agenda de shows, comprei passagens e entradas, fiz a reserva de hotel, no entanto, encontrei um grande obstáculo externo,  por causa do atentado em Manchester na noite de segunda-feira (22) o show em Londres, os shows foram cancelados e não tenho como adiar minhas férias.

Alguns termos comuns de coaching:

Assesments – corresponde a avaliação, mas no ambiente corporativo corresponde cada vez mais ao conceito de gestão profissional. Em síntese: avaliar competências, conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, auto-conhecimento e gestão do conhecimento, gerando informações relevantes sobre o coachee que poderá ser por entrevistas, feedback 360°, entender se a cultura da empresa está alinhada com o coachee, tipo se é hard (+ agressiva) ou soft (+ tranquila).

Competência – característica mensurável que diferencia o nível de performance de uma pessoa em um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e/ou sociedade.

FLOW- fluir, um estado de concentração tão centrado que a pessoa fica totalmente envolvida na atividade.

Ex: corpo em flow (esportes, dança, tocar um instrumento), pensamento em flow (leitura, quebra-cabeças, meditação) e trabalho em flow – estímulos e desafios, todos os tipos de criação.

Inteligência Emocional -Algumas definições: é a habilidade de perceber emoções; acessar e gerar emoção para auxiliar os pensamentos; é a capacidade de atingir suas metas através da sua interação com o ambiente.

É a habilidade da pessoa em ter sucesso lidando com as exigências e pressões do ambiente. Reuven Bar-on, PHD 1997

A inteligência emocional é fundamentada em 5 áreas; auto-consciência; auto-gerenciamento; motivar-se; empatia-conhecer as emoções dos outros e Habilidades sociais – lidar com as emoções dos outros.

Chave da Inteligência emocional – Eu me conheço; eu me gerencio; motivação; eu conheço os outros e eu gerencio os outros.

Peak performance – é o foco no positivo, no que já funciona ou funcionou bem.

Powerful questioning/perguntas poderosas – escuta ativa, novos insights e descobertas, foco no futuro.

Stretch Goals – sair da zona de conforto, aumentar o grau de desafios no plano de ação.

 

Prazer Vs Satisfação – prazer (comer, dormir, sexo…). O prazer é momentâneo, já a satisfação é a capacidade de realizar algo novo ou além do que conseguia antes (entrar na faculdade, nascimento de um filho, emprego dos sonhos,…). Geralmente a satisfação requer fazermos coisas que não darão prazer ou que até detesto, mas cumprir a meta e chegar ao objetivo vai valer a pena.

 

Instrumento de investigação para coleta de dados na área profissional ou pessoal.

Modelo C.L.I.E.R

Coleta de dados na área pessoa ou profissional no tempo presente, passado e futuro na busca de possíveis competências a serem trabalhadas, para melhorar a vida ou a carreira do seu coachee.

 

 

 

 



 

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